Como a contabilidade gerencial pode ajudar o pequeno empresário na administração de sua empresa?

contabilidade-gerencial
Utilize as informações contábeis para a gestão da sua empresa!

As informações contábeis representadas em seus relatórios tais como Demonstração do Resultado, informações de custo, faturamento e entre outros relatórios alinhado com a particularidade do negocio da empresa podem ajudar o pequeno empresário a tomar decisões importantes em relação à operação dos negócios.

Os pequenos empresários podem usar as informações apresentadas pelos contadores demonstrando a saúde financeira da empresa e os recursos organizacionais necessários para sua continuidade. Para aproveitar ao máximo as informações apresentadas pelos profissionais de contabilidade, os empresários devem entender a importância de como a contabilidade pode ajudar os administradores.

Relatório financeiro

Um aspecto primário da contabilidade financeira é o relatório financeiro. Os contadores compilam demonstrações financeiras e outros documentos financeiros para apresentar aos gerentes da empresa. Os relatórios financeiros são importantes para o empresário, pois demonstra o quanto a empresa está ganhando ou perdendo em lucratividade. Os administradores e outros membros da equipe usam as informações apresentadas nos relatórios financeiros para tomar decisões sobre a necessidade de pedir dinheiro emprestado, aumentar preços, reduzir despesas ou outros assuntos financeiros. Algumas empresas optam por mostrar o ponto de vista de sua gerência sobre o desempenho financeiro da organização em uma área ou departamento especifico da empresa.

Planejamento e Controle

A contabilidade pode ajudar o empresário a tomar decisões de planejamento em relação à organização. O planejamento envolve o estabelecimento de metas organizacionais, a elaboração de estratégias para atingi-las e a determinação dos recursos necessários. A contabilidade gerencial fornece aos gerentes informações que lhes permitem determinar a eficácia de decisões anteriores e quais decisões precisam ser tomadas no futuro. Medir a eficácia das decisões de planejamento é chamado de controle. Algumas pequenas empresas confiam o trabalho deste planejamento a um Administrador ou Controller para criar e supervisiona todo o planejamento e práticas de controle da organização.

Orçamento

A contabilidade também ajuda o empresário a determinar as necessidades de orçamento da empresa. Contadores gerenciais e analistas de orçamento geralmente desenvolvem orçamentos para cada departamento da empresa e um orçamento organizacional geral. Os gerentes aprovam os orçamentos desenvolvidos. Os orçamentos são importantes porque ajudam o empresário a determinar se a empresa está atingindo suas metas organizacionais com os recursos alocados. Os gerentes comparam os orçamentos aos desempenhos reais para determinar se a empresa está abaixo ou acima do orçamento. O empresário pode decidir cortar determinados programas ou serviços em uma organização que não se enquadra nos orçamentos.

Custeio

A contabilidade de custos é outra especialização no setor de contabilidade que ajuda os empresários a tomar decisões importantes. A contabilidade de custos envolve dividir os custos em categorias específicas e em seguida atribuir os custos a um produto ou serviço específico. O empresário também pode determinar o custo associado a atividades específicas e decidir se a empresa pode reduzir determinados custos. O empresário pode usar as informações produzidas pelos contadores de custos para determinar se um produto específico é rentável, por exemplo, decidir eliminar a fabricação de um determinado produto que esteja com alto custo de produção e com pouca ou nenhuma rentabilidade.

Com a INSIDE CONTABILIDADE você poderá entender o que realmente está acontecendo com a sua empresa, além de ter tempo para se dedicar ao que realmente importa: estratégias para o crescimento do seu negócio.

Quer saber mais sobre nosso serviço? Deixe sua mensagem abaixo 🙂